terça-feira, 26 de junho de 2012

Maioria das famílias ainda espera 24 horas para registrar desaparecimento de crianças e adolescentes

      Lei 11.259/2005 prevê o início imediato das investigações
 
     Apenas 15% dos casos de crianças e adolescentes desaparecidos na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, são registrados de imediato, aponta levantamento da Fundação Criança, órgão da prefeitura municipal. O estudo, divulgado nesta sexta-feira, mostra que 42% das famílias ainda aguardam 24 horas para registrar a ocorrência, mesmo depois da Lei 11.259/2005, que prevê o início imediato das investigações.
 
Leia na íntegra:
http://www.fundacaocrianca.org.br/noticia/315/Maioria+das+familias+ainda+espera+24+horas+para+registrar+desaparecimento+de+criancas+e+adolescentes

São Bernardo segue com vacinações contra paralisia infantil e gripe

       As campanhas de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e de prevenção à gripe foram novamente prorrogadas em São Bernardo do Campo. A imunização continua sendo realizada nas 32 UBSs da cidade. Crianças menores de cinco anos de idade ainda têm até 6 de julho para receber a vacina Sabin, uma vez que a meta de 95% de cobertura ainda não foi atingida no município. Até o último dia 20, havia sido imunizado 84,97% da população infantil, estimada em 51.738 pessoas.
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=9394&qt1=0

Inaugurado novo Centro Educacional Unificado - CEU, no Bairro Cooperativa

      A população do Bairro Cooperativa, em especial as do Conjunto Três Marias, está sendo beneficiada com uma série de melhorias que estão transformando a vida dos moradores nos últimos anos. Além de já ter sido contemplada com 964 apartamentos entregues na atual gestão (de um total de 1.236), e uma ampla área de lazer, neste sábado (23), os moradores comemoraram a inauguração do Centro Educacional Unificado (CEU) Celso Daniel, feita pelo prefeito de São Bernardo.
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=9399&qt1=0

terça-feira, 19 de junho de 2012

Vacinação contra paralisia infantil é prorrogada até 22 de Junho (6ª feira)


 
As crianças que não compareceram no último sábado (16) às UBSs durante a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) poderão receber a dose da vacina até a próxima sexta-feira (22). A campanha foi prorrogada em São Bernardo do Campo porque não atingiu a meta de cobertura, 95% do público estimado de 51.738 crianças menores de cinco anos. No sábado, foram imunizados 79,58% desse público.

As crianças receberão as duas gotas da Sabin – contra a pólio. Menores de cinco anos que já tomaram a vacina em datas anteriores ou que estejam com a vacinação em dia também devem comparecer. Outras imunizações serão aplicadas se a vacinação estiver em atraso. Os endereços das UBSs estão disponíveis no site www.saobernardo.sp.gov.br.

Segundo a Secretaria de Saúde, em agosto deste ano a segunda etapa da campanha será apenas de atualização de carteira de vacinação, com ampliação da faixa etária, mas ainda sem definição por parte do Ministério de Saúde.

Estas alterações são decorrentes da introdução em agosto de duas novas imunizações no calendário básico de vacinação infantil. Serão introduzidas a vacina injetável contra a poliomielite (conhecida como Salk) e a vacina pentavalente, que reúne em uma única dose imunizações contra cinco doenças. A dose injetável contra a pólio, contudo, será aplicada apenas nas crianças que estão iniciando o calendário de vacinação. A vacina injetável contra a pólio, feita com o vírus inativado, reduz risco de possível contágio pela doença.

A Secretaria de Saúde recomenda aos pais e responsáveis que não esqueçam de levar a carteira de vacinação dos filhos.

Vanessa Oliveira
da redação


http://www.saobernardo.sp.gov.br/

II Seminário de Enfrentamento de Situações de Desaperecimentos de Crianças e Adolescentes de São Bernardo do Campo

      A Fundação Criança de São Bernardo do Campo, em parceria com a Cátedra Gestão de Cidades da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo, promove no dia 22 de junho de 2012, das 8h às 17h30, o II Seminário de Enfrentamento à Situação de Desaparecimento de Crianças e Adolescentes de São Bernardo do Campo.

     O seminário tem por objetivo apresentar os resultados do Projeto de Avaliação e Sistematização de Práticas que Promovam a Localização e Identificação de Crianças e Adolescentes Desaparecidos executado pela Fundação Criança, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, e o lançamento da Cartilha de Orientação Técnica à Situação de Desaparecimento de Crianças e Adolescentes de São Bernardo do Campo.

    Durante o encontro serão debatidos temas como o Cadastro Nacional de Criança e Adolescente em Situação de Desaparecimento; o Desaparecimento Civil e suas implicações nas Políticas Públicas e Práticas inovadoras no enfrentamento ao desaparecimento de crianças e adolescentes.

II Seminário de Enfrentamento ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes
Data: 22 de junho, das 8h às 17h30
Anfiteatro Sigma do Campus Rudge Ramos - Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo – SP
Faça sua inscrição pelo e-mail eventos@fundacaocrianca.org.br

Vagas abertas para o Curso de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes

    Estão abertas as inscrições para a última turma do curso de capacitação Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes: Formas de atuação e prevenção, promovido pela Fundação Criança, com o apoio do Fundo Municipal e da Rede Criança Prioridade 1 SBC. O curso é voltado para profissionais que atuam no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e doméstica e outras formas de violência.

Maiores informações:

segunda-feira, 18 de junho de 2012

São Bernardo abre inscrições para simpósio de saúde mental

Estão abertas as inscrições para o I Simpósio Internacional Saúde Mental e Trabalho - Entre a Atividade e a Subjetividade, que será realizado no dia 22 de junho, das 9h às 15h30, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em São Bernardo do Campo. O encontro se destina a profissionais da saúde em geral e as inscrições podem ser feitas até o dia do evento pelo site www.cerestsbc.blogspot.com.
Mais informações no link abaixo:
http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=9359&qt1=0